domingo, 17 de abril de 2011

POR QUE DEVO ESTUDAR HISTÓRIA?

A Importância de se Estudar História


m que Talvez você esteja acostumado a estudar história de uma maneira errada que talvez tenha sido passada para você desde a época do ensino fundamental. Muitos de nós quando pensamos em história pensamos em fatos, cronologia, nomes de heróis e figuras ditas importantes. Se você aprendeu a estudar história desse jeito, está na hora de mudar um pouco seu conceito e aprender um novo tipo de abordagem muito mais ampla e útil, uma abordagem que se preocupa mais com as transformações que se operam no processo histórico, em particular nas estruturas da sociedade. O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas, jurídicas e culturais da sociedade em que vivemos. A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade. O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam nos diferentes momentos da História. Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais. Nós, humanos, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.vivemos. A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade. O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam nos diferentes momentos da História. Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais. Nós, humanos, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.

O PAI DA HISTORIA

Herodoto é considerado por todos os historiadores como o pai da História, é dele os primeiros relatos escritos da Antiguidade.( apesar que existem dúvidas). A história sempre foi passada de pai para filhos através da oralidade, muitas histórias também foram registradas através de poemas ou lendas e Herodoto foi o primeiro a pesquisar e a registrar esses relatos.
Herodoto era geográfo e no século V a. C. escreveu esses relatos que hoje podemos encontrar na forma de nove livros, contando a história das guerras que aconteceram entre o império Persa e as cidades-estado gregas e também dos dois séculos que as precederam. Para escrever seus manuscritos e descrever as guerras e o Império, Heródoto investigou o povo persa e os povos subordinados a ele, pesquisou sobre os costumes desses povos, analisou sua história e se preocupou em registrar os fatos contados pelas pessoas que faziam parte desses povos. Era a primeira vez que um historiador buscava no passado elementos que pudessem explicar o contexto do presente (nesse caso, o mundo grego do século 5 antes de Cristo). Assim Herodoto fez a diferença nos dias de hoje, é através dele que tivemos conhecimento da primeira grande descrição do mundo antigo, contribuindo para o nosso conhecimento da civilização grega clássica.